quinta-feira, 9 de junho de 2011

LOUVOR PARA OLIVEIRA ALVES



DIRECTOR DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL DA CÂMARA DE COIMBRA DEIXA O CARGO

A Delegação de Pereira da Cruz Vermelha Portuguesa é o novo membro do Conselho Local de Acção Social (CLAS) de Coimbra. A adesão foi aceite, ontem, no primeiro plenário de 2011 do CLAS que, por unanimidade, aprovou um voto de louvor a Oliveira Alves, director municipal de Desenvolvimento Humano e Social da Câmara Municipal de Coimbra, que se aposentará na próxima terça-feira.
Apesar de João Paulo Barbosa de Melo, Presidente da Autarquia de Coimbra, ainda não ter divulgado oficialmente o nome do substituto, Tiago Mariz, que coadjuvou Oliveira Alves quando este dirigiu o Centro Distrital de Coimbra da Segurança Social, apresenta-se como o nome mais provável para assumir o cargo.
A vereadora Maria João Castelo Branco presidiu, ontem, pela primeira vez, o plenário do CLAS de Coimbra, que foi aberto por Barbosa de Melo e contou com a presença de cerca de 80 entidades. Depois de o plano de acção social de 2010 ter sido aprovado por unanimidade, o plano de acção social para 2011 foi apresentado, tendo ficado definidas áreas de intervenção de fundamental concretização no presente ano.
O CLAS de Coimbra definiu a promoção da articulação institucional das freguesias como um dos objectivos prioritários, nomeadamente através da criação de Comissões Sociais de Freguesia em todas as freguesias do concelho de Coimbra, pois, explicou Maria João Castelo Branco, vereadora que tem a acção social e a família comko uma das funções atribuídas, "as juntas de freguesia são quem mais perto está das populações e podem trazer, mais rapidamente, os problemas ao conhecimento da Câmara".
Ontem, foram apresentados três projectos que duas instituições do concelho pretendem passar, o quanto antes, a fase de obra. A Obra de Promoção Social do Distrito de Coimbra quer construir uma creche em Eiras e um centro de dia em Santa Clara. Já o Centro Social Cultural e Recreativo de Quimbres divulgou a intenção de construir um lar de idosos na freguesia de S.Silvestre.

João Henriques, in Diário de Coimbra, 25 de Fevereiro de 2011