segunda-feira, 15 de abril de 2013

CONCERTO DA UC SOLIDÁRIO COM ASSOCIAÇÕES DE APOIO A MULHERES

A Associação de Defesa e Apoio à Vida (ADAV), o Projecto Ergue-te (Fundação Madre Sacramento) e o Centro de Acolhimento João Paulo II são as três instituições da cidade que beneficiarão da receita do Concerto de Coimbra Solidária 2013, que sobe ao palco do Teatro Académico Gil Vicente (TAGV) no dia 8 de Março.
Integrado nas actividades da XV Semana Cultural da Universidade de Coimbra, o espectáculo conta com as participações dos Birds Are Indie, Brigada Victor Jara, Big Band Rags da Tuna Académica da Universidade de Coimbra, Cordis e GEFAC. Se o ano passado à iniciativa se atribuiu o nome de "gala", desta vez a UC optou pelo termo "Concerto", como forma de "introduzir o elemento festa", explicou ontem a vice-reitora Clara Almeida Santos.
Em plena Semana Cultural, que decorre sob o signo de "Ser de Água", o concerto solidário presta homenagem às mulheres, no dia que lhes é mundialmente dedicado. Não é por acaso que, em 2013, a Universidade seleccionou instituições "que trabalham com mulheres e para as mulheres", explicou Clara Almeida Santos, salientando que, nesta segunda edição, foram abertas candidaturas para associações das quais sairam as três beneficiárias da receita do concerto.
Se em 2012, os 780 lugares do TAGV esgotaram, para o concerto de dia 8 as expectativas são idênticas, confessou a vice-reitora, dando conta que o bilhete tem um preço único de 10 euros. A destacar, frisou,  também o patrocínio da Bluepharma e da Herbalife, que permitirá que cada uma das instituições possa receber um pouco mais.
Na conferência de apresentação do Concerto Coimbra Solidária marcaram presença representantes das entidades beneficiárias, a dar conta da missão que desenvolvem.
Da parte da Ergue-te, organização que trabalha em contexto de prostituição, deu-sa a conhecer o projecto de "emprego protegido" que está a ser desenvolvido em parceria com o Cearte, que consiste na construção de uma peça, ao longo de um ano.
No Centro de Acolhimento João paulo II, vera Fernandes salientou o atendimento a mulheres e agregado familiar, recordando que muitos dos casos estão relacionados com cidadãos estrangeiros.
A voluntária lembrou ainda o Projecto Lado a Lado, em parceria com a Associação Académica, que implica que uma jovem estudante carenciada beneficie de alojamento gratuito em casa de uma senior e, em troca, lhe faça companhia, a acompanhe ao centro de saúde, vá á farmácia, ente outras contrapartidas.
Já Tiago Miranda, da direcção da ADAV, lembrou o apoio prestado à maternidade, salientando que a instituição tem um acordo atípicoo com a Segurança Social para 25 casos e acompanha "mais de 300".
A vereadora Maria João Castelo Branco lembrou que "a solidariedade é urgente".

Patrícia Isabel Silva, in Diário de Coimbra, 1-3-2013