quinta-feira, 4 de abril de 2013

BODAS DE PRATA DO JARDIM DE INFÂNCIA de A PREVIDÊNCIA PORTUGUESA

Decorreu com o brilhantismo que se aguardava, atendendo ao significado da efeméride e ao programa elaborado, a comemoração dos 25 anos de abertura ao público do Jardim de Infância "A Previdência Portuguesa".
Entidades oficiais convidados, trabalhadores, ex-aluns e famílias, sem esquecer a comunicação social, emprestaram ao acontecimento uma desusada alegria e motivaram, também o orgulho pela existência de uma instituição que tem oferecido às famílias e ao país e dado à criança os pilares educacionais e de ensino indispensáveis para preparar um mundo melhor.
Visita guiada às instalações pela Directora, Drª Crstina Rodrigues, seguida do descerramento da placa alusiva ao evento e que vai perpectuar aquele dia e a comemoração pelos ex-alunos pioneiros na abertura do Jardim, iniciaram um programa adequado a momentos deste cariz. Houve por isso, na concepção da agenda festiva, o cuidado de enquadrar, na diversidade exigida, os testemunhos mais evidentes para registar a data.
A sessão solene abraçou intervenções dos responsáveis presentes e que presidiam à mesa. Abriu o Dr. Mário Nunes, Presidente da Direcção, que historiou em traços largos o percurso efectuado pelo Jardim, desde a deliberação directiva que o mandou edificar, passando pelos custos totais (...). E referiu que se a abertura tinha acontecido com 21 alunos, nestes 25 anos de vida, tinham frequentado o Jardim 956 crianças de ambos os sexos, recordando que cada criança cumpriu um prazo de quatro anos no estabelecimento. Aduziu ao número de trabalhadores e aos quatro que permanecem activos, mencionando também, no decorrer da decisão directiva à inauguração, passaram pela "A Previdência Portuguesa" quatro direcções e, caso curioso, ele esteve em duas direcções e, volvidos 27 anos, é o Presidnte das Comemorações das Bodas de Prata. Lembrou a memória dos falecidos, dirigentes, trabalhadores e agentes, agradecendo às entidades presentes e às que apoiaram o projecto.(...)
A seguir houve a intervenção técnico/pedagógica pela Drª Maria de Lurdes Cró, que vincou o muito que se fez na área da educação infantil e o muito que deve fazer-se perante as alterações que se operam, dia a dia, na sociedade, salientando os meios de informação, as modernas tecnologias, os hábitos e costumes enraizados, as novas mentalidades e o fluxo permanente das ideias, que exigem uma articulação entre método, processo e caminhos a seguir. (...)
Seguiram-se as intervenções das entidades oficiais, Presidente da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, Dr. Francisco Andrade, Representante da UMP, Dr. José carvalho e, a encerrar, a vereadora da Acção Social e Família da Câmara Municipal de Coimbra, Drª Maria João Castelo Branco. Todas as alocuções afinaram pelo mesmo diapasão, ou seja, sublinhar o valor da comemoração, a maturidade pedagógica do projecto, as exemplares instalações do Jardim e a qualidade do ensino e educação que presta às crianças.(...)
Na sequência final, honra aos galardoados. A Directora informou do curriculo dos quatro trabalhadores a distinguir e do carinho que têm para as crianças, bem como do empenho que nutrem pela função. Todos receberam o alfinete de ouro de "A Providência Portuguesa" entregues pelo Presidente da Direcção, Dr.Mário  Mendes Nunes. E, o reconhecimento ficou vincado na alegria dos homenageados: António Barroso; Delfina Matos; Alice Fátima Correia e Maria Adelaide Calmeiro. (...)
Seguiu-se ainda uma distinção para a primeira educadora de infância, DrªMargarida Mendonça Soares, a entrega de lembranças aos convidados, alunos, membros da Comunicação Social, trabalhadores da Sede, do Jardim de Infância e da Creche-Berçário. (...)
Um beberete/convívio culminou as comemorações das Bodas de Prata do Jardim de Infância de A Previdência Portuguesa (1987 - 2012).
Um dia grande na história da nossa Mutualidade.
in Boletim de A Previdência Portuguesa, nº685/686, IV série, Setembro e Outubro 2012