quinta-feira, 4 de abril de 2013

COIMBRA ASSINALOU 5 DE OUTUBRO

O feriado do 5 de Outubro foi assinalado em Coimbra com diferentes iniciativas, quer culturais, quer políticas. A Agência para a promoção da Baixa de Coimbra desafiou os comerciantes a abrirem as suas portas. Mas, se os clientes não apareceram em grande número, a verdade é que também muitas lojas não aceitaram o desafio...
Nos Paços do Concelho, a bandeira foi hasteada de manhã, ouvindo-se o hino nacional pelo Coro Municipal Carlos Seixas. Seguiu-se, por Maria José Azevedo Santos e maria João Castelo-Branco, a deposição de uma coroa de flores no busto de Antonio José de Almeida, com guarda de honra dos Bombeiros Sapadores e outra coroa de flores no túmulo de José Falcão. Não houve sessão solene, tendo a autarquia apostado na vertente cultural, com a Mostra de Doçaria Conventual e todo o programa que a envolveu, nomeadamente apresentação do livro Memorial Republicano.
Já os socialistas (Partido Socialista e Juventude Socialista) quiseram marcar o dia com o roteiro "República em Coimbra e os 170 anos do nascimento de Antero de Quental", iniciado na Praça da República e concluído no Busto de Antero de Quental. Pelo caminho foram propostos enigmas que levaram os participantes a visitarem vários "símbolos" da República e em cada um deles elementos da JS premiavam os participantes com uma peça de mosaico, que no final seria montado junto do busto.
Na homenagem a Antero de Quental participaram Carlos Cidade, António Vilhena e manuel Milagre.

in Diário de Coimbra, 6/10/2012