quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

MEDALHA DE OURO PARA ANÍBAL ALMEIDA





O presidente da direção da Casa dos Pobres, Aníbal Duarte de Almeida, vai receber no próximo dia 4 de Julho a medalha de ouro de mérito da Solidariedade Social. Este galardão foi ontem votado por unanimidade pelo executivo municipal e carece ainda de aprovação por parte da Assembleia Municipal.
A proposta foi apresentada pela vereadora Maria João Castelo-Branco. No documento, a autarca refere que “a personalidade de Aníbal Duarte de Almeida e a sua atividade na área da solidariedade social reclamam, pois,  o devido reconhecimento pelo município”. Aníbal Duarte de Almeida é, acima de tudo, um homem de causas. E das boas causas. Talvez até por isso, em batismo, lhe tenha calhado o nome Aníbal que, no púnico, significa “é bondoso”, refere o documento. O homenageado tem um extenso currículo dedicado ao associativismo, tendo sido dirigente de uma associação recreativa na sua terra natal, S.Martinho do Bispo, onde fundou um grupo de teatro.
O galardoado exerceu também actividade política, quer integrando a Junta de Freguesia de S.Martinho do Bispo (entre 1986 e 1989), quer enquanto membro do Concelho Municipal de Coimbra (durante oito anos),  quer enquanto deputado à Assembleia Municipal de Coimbra (de 1990 a 1997). “Mas falar de Aníbal Duarte de Almeida é falar inevitavelmente da casa dos Pobres de Coimbra, cujos órgãos sociais integra há 26 anos”, recorda a vereadora, que não esquece a homenagem efectuada recentemente por esta instituição ao dar o seu nome à principal sala das novas instalações.

António Alves, in Diário As Beiras, 19-6-2012