terça-feira, 6 de agosto de 2013

COMPORTAMENTOS DE ADIÇÃO COMEÇAM CADA VEZ MAIS CEDO

"Ninguém manda no Serviço Nacional de Saúde a não ser as pessoas", afirmou ontem José Tereso, Presidente da Administração Regional de Saúde do Centro (ARS), na secção de abertura do III Encontro da Rede Institucional das Adições de Coimbra (RIAC). Subordinado aos temas "As Adições na atual crise" e "A crise das adições", na sessão, José Tereso referiu que os novos comportamentos das pessoas "não ajudam à sustentabilidade do SNS". (...)
Estudantes do ensino secundário e superior têm sido os indivíduos mais expostos a certos tipos de adições de vários géneros, nomeadamente droga, álcool, tabaco e comprimidos. "Os jovens utilizam, hoje em dia, haxixe de uma maneira mais intensa", referiu Rocha Almeida, da ARS, num dos painéis. Já Lurdes Lomba, da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, aleryou para o facto de "os objectivos que os jovens pretendem com o uso destas substâncias" poderem "ser obtidos com outras coisas".
Em jeito de conclusão, Maria João Castelo Branco, vereadora da Câmara Municipal de Coimbra, referiu que a autarquia "está aberta e empenhada em trabalhar com todos, numa visão multidisciplinar e mais aberta no sentido de melhorar a prevenção".
Joana Santos, in Diário As Beiras, 18-4-2013