terça-feira, 6 de agosto de 2013

COIMBRA É UMA LIÇÃO NA SOLIDARIEDADE SOCIAL

Mais de 30 instituições da cidade estão, desde ontem, presentes na 1ª Feira Social do Município de Coimbra. A iniciativa tem lugar no Parque Dr.Manuel Braga e contou, na inauguração, com a presença da vereadora Maria João Castelo Branco, do Director Distrital do Instituto de Segurança Social Ramiro Miranda e do Reitor da Universidade de Coimbra, João gabriel Silva.
A presença no evento de um terço das instituições representadas na Rede Social foi bastante elogiada pelas entidades presentes. Perante esta forte adesão, a vereadora com o pelouro da acção social considerou que Coimbra "é uma cidade solidária e que acolhe de forma caridosa aqueles que são os mais dependentes e diminuídos".
Consciente do esforço do município, o director distrital da Segurança Social elogiou o trabalho da Rede Social, o que permite dar uma resposta muito positiva às solicitações que lhe são colocadas.
Ramiro Miranda não escondeu, por outro lado,  a iniciativa do Banco de Voluntariado e que conta com a parceria da Universidade de Coimbra. João Gabriel Silva defendeu que as entidades empregadoras deveriam ter em conta as acções de voluntariado dos seus funcionários.
Mas, para que tal aconteça, defendeu o reitor, as entidades empregadoras têm que começar a olhar para esta situação não "como concorrência ao posto de trabalho, mas como uma pessoa de uma personalidade multifacetada".
Aliás, o docente entende que todos os cidadãos deviam "abdicar de algum do seu tempo" para trabalhar "em prol do bem comum". "Ser um cidadão mais construtivo do que aquele que decide ocupar o seu tempo livre estando à frente de um televisor", disse.

António Alves, in Diário As Beiras, 21-6-2013