quinta-feira, 26 de maio de 2011

POLÍCIA MUNICIPAL ATENTA AO CIDADÃO



MARIA JOÃO CASTELO BRANCO
Vereadora quer acabar com a ideia de que os agentes apenas andam à caça de multa

A promoção "da segurança, da qualidade de vida e do bem-estar dos cidadão de Coimbra". É esta a pedra de toque das linhas de acção da Poícia Municipal para o presente ano.
No documento a que o Diário As Beiras teve acesso, é dito que as linhas de acção ordenam-se "a uma aposta na modernização da PM e assentam numa lógica de acção proactiva e não apenas reactiva, previligiando a relação assertiva com o cidadão". Ou seja, "pretende-se subordinar as acções de fiscalização a uma lógica de efectiva acção preventiva, que permita informar adequadamente o cidadão dos seus deveres, numa cultura de proximidade e acompanhamento, ordenando-as a procedimento de bom senso, razoabilidade e equidade".
Ainda no preâmbulo do documento é dito que tendo a PM domínios de actuação "tão diversos como o urbanismo, a defesa e protecção dos recursos cinegéticos, as actividades operacionais a prosseguir em 2010 desdobrar-se-ão num vasto conjunto de acções de vigilância dos espaços públicos, designadamente pelo reforço da visibilidade do patrulhamento em áreas urbanas mais vulneráveis, nos transportes públicos, no património municipal, nos jardins, parques e espaços verdes e no estacionamento". Para concretizar os objectivos estratégicos, a autarquia pretende "no domínio da protecção do cidadão e da manutenção da tranquilidade pública" que os agentes da PM intensifiquem o patrulhamento (apeado, auto e ciclo), "das vias e zonas públicas com especial incidência na zona comercial da baixa, Rua da Sofia, Praça da República, Terreiro da Erva, Av Fernão de magalhães, Alta de Coimbra, Sé Velha e outras áreas vulneráveis, num contacto mais próximo com os comerciantes e os cidadãos para, dessa forma, consolidar um sentimento de segurança e diminuir riscos e oportunidade de prática de actos ilícitos".
A vigilância do património municipal, a melhoria das condições logisticas e simplificação de procedimentos - com a possivel instalação de um terminal ATM - são outras propostas.

António Alves, in Diário As Beiras, 29-3-2010