segunda-feira, 21 de março de 2011

POLÍCIA MUNICIPAL EXEMPLAR


Melhorar a qualidade dos serviços prestados foi um dos pontos em comum nas intervenções da Vereadora com o pelouro Maria João Castelo - Branco e do Comandante da Polícia Municipal, Euclides Santos, por ocasião da visita da responsável às instalações da Avenida Sá da Bandeira, realizada esta semana.
Maria João Castelo-Branco pediu para que a "Polícia Municipal seja um exemplo para a cidade, para a Autarquia e, muito em especial, para o cidadão comum, para que saiba que com ela pode contar e confiar".
Antes, o comandante Euclides Santos já havia deixado a ideia de que "é necessário começar uma nova etapa", tendo frisado, a propósito, que "aceitando o desafio que nos foi proposto, conjugando os esforços de todos, é nosso dever tudo fazer para melhorar a qualidade dos serviços, criando assim a confiança necessária ao seu bom funcionamento".
O mote estava então lançado e a Vereadora salientou, mais tarde, "ser urgente imprimir mais e mais confiança do munícipe de Coimbra nesta Polícia Administrativa, com competências tão únicas, tão especiais e tão importantes."
De recordar que a Polícia Municipal tem como tarefa fundamental fiscalizar, na área do município de Coimbra, o cumprimento das leis e regulamentos que disciplinam matérias relativas às atribuições da autarquia e à competência dos seus órgãos, fiscalizar o cumprimento das normas de âmbito nacional ou regional cuja competência de aplicação ou de fiscalização caiba ao município, assim como a aplicação efectiva das decisões das autoridades municipais.
Cabe-lhe, ainda, cooperar com as forças de segurança na manutenção da tranquilidade pública e na protecção das comunidades locais. Esta corporação conta com 45 elementos fardados, oito fiscais municipais e oito administrativos. A Polícia Municipal de Coimbra está apetrechada com três carros bloqueadores, dois pronto-socorros, dois jipes de fiscalização, dois carros Almera Nissan, duas motas e dois segways .